quinta-feira, 20 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO DE 20 À 26 DE MARÇO - MOSTRA GRATUITA MÁFIA



Se você sempre quis ver os filmes mais importantes de máfia no cinema mundial, nesta semana no Cine Vila Rica, será exibida a Mostra Gratuita: Máfia. Foram selecionados os melhores filmes do gênero para exibir durante a semana. Os escolhidos foram: Os Bons Companheiros, Os Intocáveis, Scarface, Donnie Brasco e Os Infiltrados.

Considerado por muitos como um dos melhores filmes de máfia e a obra prima da carreira de Martin Scorsese, Os Bons Companheiros, mostra a perspectiva interna da máfia. Realizado na década de 90, o filme mostrou como funciona a vida dos criminosos e como se relacionam com o mundo, numa visão mais realista e sem glamourização. O filme foi baseado no livro “Wiseguy” de Nicholas Pileggui e foi indicado a seis Oscar saindo vencedor na categoria Melhor Ator Coadjuvante como o ator Joe Pesci. O elenco ainda traz nomes como Robert De Niro e Ray Liotta. Este foi o sexto filme em que Robert De Niro trabalhou com Martin Scorsese.

Baseado em uma série de TV, Os Intocáveis é baseado em uma história real e retrata a caça a um dos maiores mafiosos de todos os tempos, Al Capone, sob o cenário da Lei Seca dos Estados Unidos nos anos 30. Assim como “Os Bons Companheiros” o filme também ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com o ator Sean Connery, e foi protagonizado por Robert De Niro. O elenco ainda traz Kevin Costner, Charles Martin Smith e Andy Garcia. O filme é dirigido por Brian De Palma.

Também dirigido por Brian De Palma, Scarface é um dos filmes mais cultuados da carreira do diretor. O filme é considerado por muitos como uma produção feita sob medida para seu público alvo. Scarface conta a história de Tony Montana, vivido por Al Pacino, e mostra a ascensão dos Cubanos em Miami. No elenco temos nomes como Steven Bauer e Michelle Pfeiffer em um de seus primeiros filmes. Scarface foi indicado a 4 Globos de Ouro.

Também protagonizado por Al Pacino, Donnie Brasco é co-protagonizado por Johnny Depp. O filme, também baseado em eventos reais, conta a história do agente do FBI Joe Piscopo, vivido por Depp, que se infiltra com o pseudônimo Donnie Brasco na máfia de Lefty Ruggiero (Al Pacino). O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e foi dirigido por Mike Newell, que posteriormente dirigiu filmes como “Principe da Pérsia” e “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

Um exemplar mais recente do gênero é o filme de 2006, Os Infiltrados. No filme, o diretor Martin Scorsese retorna ao gênero que o fez tão importante no cinema mundial, e mesmo já tendo sido indicado cinco vezes previamente, esse foi o primeiro Oscar de Scorsese na categoria Melhor Diretor. O filme ainda saiu vencedor do prêmio do Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Os Infiltrados é considerado o melhor elenco de um filme do Scorsese, trazendo nomes como Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Vera Farmiga e Alec Balwin. 

Os Bons Companheiros (Maiores de 14 anos)
"Goodfellas", Máfia, EUA, 1990, 145 min

Dirigido por Martin Scorsese

Sinopse:
Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento.



Os Intocáveis (Maiores de 14 anos)
"The Untouchables", Máfia, EUA, 1987, 119 min

Dirigido por Brian de Palma


Sinopse:
Na Chicago dos anos 30, o jovem agente federal Eliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado de terror e corrupção instaurado pelo gângster Al Capone (Robert De Niro). Para isso, ele recruta um pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens e conta com a ajuda do experiente policial Jim Malone (Sean Connery).




Scarface (Maiores de 18 anos)
"Scarface", Máfia, EUA, 1984, 165 min

Dirigido por Brian de Palma

Sinopse:
Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele - mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) - e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está "trocando" dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um "serviço" em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo. Porém, a missão toma um rumo inesperado quando, para concretizá-la, ele precisa matar crianças.



Donnie Brasco (Maiores de 16 anos)
"Donnie Brasco", Máfia, EUA, 1997, 125 min

Dirigido por Mike Newell


Sinopse:

Nos anos 70, policial (Johnny Depp) usa o nome de Donnie Brasco para infiltrar-se entre mafiosos. Um criminoso mais velho (Al Pacino) o toma sob sua tutela, ensinando-lhe os caminhos do crime. Mas ele coloca sua vida pessoal em xeque, pondo em risco sua missão.


Os Infiltrados (Maiores de 18 anos)
"The Departed", Máfia, EUA, 2006, 161 min

Dirigido por Martin Scorsese


Sinopse:

A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário