quarta-feira, 26 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO DE 27 DE MARÇO À 02 DE ABRIL - 1ª MOSTRA GRATUITA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



Tendo começado em 1939 e durado até 1945 e resultando na morte de mais de 40 milhões de pessoas, a Segunda Guerra Mundial é o tema da Mostra Gratuita desta semana. Foram escolhidos 8 filmes sobre o assunto: O Menino do Pijama Listrado, O Império do Sol, Filhos da Guerra, Operação Valquíria, O Leitor, A Ponte do Rio Kwai, Um Ato de Liberdade, A Queda! As Últimas Horas de Hitler.

“O Menino do Pijama Listrado” retrata a história do nazismo alemão sob a perspectiva de Bruno (Asa Butterfield), e se diferencia dos outros filmes do gênero por mostrar a realidade da Segunda Guerra Mundial através da visão inocente e pura do garoto, que desenvolve uma amizade com Shmuel, um menino judeu. Escrito e dirigido por Mark Herman, o filme traz no elenco nomes como Vera Farmiga (Os Infiltrados), que ganhou o premio de Melhor Atriz no British Independent Film Awards, David Thewlis, Jack Scanlon, além do protagonista Asa Butterfield (A Invenção de Hugo Cabret).

“A Queda! As Últimas Horas de Hitler” é uma produção alemã que se destaca por manter uma postura neutra no desenvolvimento da história. O filme não tenta retratar os nazistas de maneira totalmente negativa, mostrando uma certa ignorância da população alemã em relação ao que estava acontecendo e retratando Hitler de forma mais humanizada. O longa foi dirigido por Oliver Hirschbiegel (Diana) e traz no elenco o suíço Bruno Ganz (Desconhecido), Alexandra Maria Lara e Corinna Harfouch. A Queda! ainda foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005.

Apesar de não ter tido uma recepção morna pelos críticos alemães, a co-produção da Alemanha, França e Polônia, “Filhos Da Guerra” foi extremamente elogiado no circuito internacional, tendo sido indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. O filme de Agnieszka Holland (das séries Treme e The Killing) traz no elenco Marco Hofschneider, René Hofschneider, Julie Delpy e André Wilms.

Em “Operação Valquíria” vemos Tom Cruise interpretando Claus von Stauffenberg, um coronel nazista que tentou matar Adolf Hitler para acabar com tantas mortes e salvar a integridade alemã. O filme que foi muito elogiado pela impecável reconstrução de figurinos e cenários foi dirigido por Bryan Singer (X-Man: Primeira Classe) e, alem de Tom Cruise, o longe é estrelado por Bill Nighy, Carice van Houten (Game Of Thrones) e Kenneth Branagh.

Inspirado no livro homônimo de Bernhard Schlink, “O Leitor” não é um filme de guerra, e sim um romance. O filme mostra a história de amor entre um jovem alemão e uma ex-oficial na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. O filme surpreendeu sendo indicado a cinco Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Atriz, onde Kate Winslet saiu vencedora. Acompanhando a atriz no elenco estão: Ralph Fiennes, David Kross e Bruno Ganz. O filme é dirigido por Stephen Daldry (Tão Forte e Tão Perto).

“A Ponte do Rio Kwai” se tornou um clássico de 1957, sendo muito elogiado por sua fotografia e marcado pela beleza visual. Num período anterior ao amplo uso da computação gráfica, o filme do diretor David Lean é caracterizado por sua direção de arte artesanal. No ano de 1958 o filme saiu da cerimônia do Oscar como o grande vencedor da noite, vencendo 7 prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Música.

Contando a história de um grupo de judeus que consegue sobreviver aos ataques de Hitler, “Um Ato de Liberdade” conta uma parte desconhecida da perseguição aos judeus. Dirigido por Edward Zwick, de “Amor e Outras Drogas” e “O Último Samurai”, o filme é protagonizado por Daniel Craig (007 – Operação Skyfall), e também traz Liev Schreiber (Salt) e Jamie Bell (Billy Elliot).

Ao contrário dos outros filmes citados, “Império do Sol” não fala sobre nazismo, o filme relata a tomada da China pelo Japão. Sem focar em tiroteios e explosões como outros filmes do gênero, o longa conta a história de Jamie, um garoto de 11 anos que é separado de seus pais vivido pelo Christian Bale (da trilogia Batman) no primeiro papel de sua carreira no cinema. O filme dirigido pelo Stenven Spielberg foi indicado a 6 Oscar. 


O Menino do Pijama Listrado (Maiores de 12 anos)
"The Boy In The Striped Pyjamas", Drama, EUA e Reino Unido, 2008, 94 min

Dirigido por Mark Herman

Sinopse:
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.








Trailer:


Império do Sol (Livre)
"Empire Of The Sun", Drama, EUA, 1987, 152 min

Dirigido por Steven Spielberg

Sinopse:
Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isto o força a se defender e o obriga a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras.












Trailer:



Filhos da Guerra (Maiores de 16 anos)
"Europa Europa", Drama, Polonia, Alemanha e França, 1991, 110 min

Dirigido por Agnieszka Holland

Sinopse:
Salomon Perel (Marco Hofschneider), um jovem judeu, foge com a família para a Polônia às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A casa da família é invadida, mas ele consegue fugir levando o irmão, Isaak (René Hofschneider). Os dois se separam e Sallomon acaba se passando por membro da Juventude Hitlerista para manter-se vivo. Baseado numa história real.












Trailer:


Operação Valquíria (Maiores de 14 anos)
"Valkyrie", Drama, EUA e Alemanha, 2008, 110 min

Dirigido por Bryan Singer

Sinopse:
2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.









Trailer:


O Leitor (Maiores de 16 anos)
"The Reader", Drama, EUA e Alemanha, 2009, 123 min

Dirigido por Strphen Daldry

Sinopse:
Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.










Trailer:


A Ponte do Rio Kwai (Maiores de 12 anos)
"The Brigde Of The River Kwai", Drama, EUA e Reino Unido, 1957, 161 min

Dirigido por David Lean


Sinopse:
Depois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores - enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la.











Trailer:


Um Ato de Liberdade (Maiores de 14 anos)
"Defiance", Drama, EUA, 2008, 137 min

Dirigido por Edward Zwick

Sinopse:
1941. Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael (Jamie Bell) são irmãos que, ao fugir da perseguição nazista aos judeus, se escondem em uma floresta que conhecem desde a infância. De início eles apenas pensam em sobreviver, mas à medida que seus atos de bravura se espalham diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade. Tuvia assume a posição de líder mas é contestado por Zus, que teme que suas decisões os levem à morte.











Trailer:

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Maiores de 16 anos)
"Der Untergang", Drama, Alemanha, 2005, 150 min

Dirigido por Oliver Hirschbiegel

Sinopse:
Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.













Trailer:


MOSTRA GRATUITA INFANTIL - 29 E 30 DE MARÇO


Dia 29/03 - 16h - As Aventuras de Tintim (Livre)
"The Adventures Of Tintin: Secret of the Unicorn", Animação, EUA e Nova Zelândia, 2011, 107 min

Dirigido por Steven Spielberg

Sinopse:
Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.



Trailer:

Dia 30/03 - 16h - Os Smurfs (Livre)
"The Smurfs", Animação, EUA, 2011, 86 min

Dirigido por Raja Gosnell

Sinopse:
Gargamel (Hank Azaria) e seu gato Cruel enfim encontram onde fica a pacata vila encantada dos Smurfs, graças a um descuido de Desastrado (Anton Yelchin). Eles invadem o local, o que provoca uma debandada dos Smurfs. Desastrado segue o caminho errado e, devido a ser noite de lua azul, se vê diante de um portal mágico. Ele, Papai Smurf (Jonathan Winters), Smurfette (Katy Perry), Gênio (Fred Armisen), Ranzinza (George Lopez) e Corajoso (Alan Cumming) entram no portal, para escapar das garras de Gargamel. O sexteto se vê em plena Nova York, um mundo desconhecido e bem diferente do que estão acostumados. Como Gargamel os segue eles acabam se separando, com Desastrado indo parar em uma caixa, levada por Patrick (Neil Patrick Harris) para sua casa. É o suficiente para que os demais Smurfs o sigam, no intuito de resgatar o amigo.






Trailer:


Um comentário:

  1. O elenco foi maravilhoso! Carice foi maravilhosa, sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento na série Jogo dos Tronos, faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir