quarta-feira, 23 de abril de 2014

MOSTRA DE CINEMA MARCAS DA MEMÓRIA DA COMISSÃO DE ANISTIA - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - 24 A 30 DE ABRIL


Nesta semana o Cine Vila Rica exibe a Mostra Marcas da Memória da Comissão de Anistia. O objetivo da mostra é promover sessões públicas e gratuitas de filmes, dedicados à memória e à reflexão crítica sobre os regimes de exceção vividos na América do Sul, em especial no Brasil, e seus reflexos no presente. A Mostra é constituída por filmes produzidos pelo Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.



Duas Histórias (Maiores de 14 anos)
Brasil, 2012, 52 min

Dirigido por Ângela Zoé

Sinopse: 
Tendo como linha condutora a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira. O filme narra duas experiências diferentes, pois diferentes eram a as concepções políticas que orientavam a resistência à ditadura. Mas são iguais na coragem, na dor, na sobrevivência e superação. Uma mulher e seu filho. Um homem. Diversas estradas, chegadas, partidas, fugas, fatos e encontros inesperados. Brasil, Argentina, Chile, outros exílios e finalmente a vitória e a alegria do retorno ao Brasil. Para recomeçar.




Damas da Liberdade (Livre)
Brasil, 2012, 28 min

Dirigido por Célia Gurgel e Joe Pimentel

Sinopse: 
Através de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia é contada a história da luta pela anistia no Brasil nos anos de 1970, reacendendo o debate sobre um período de repressão e medo que o país jamais deverá esquecer.









Vou Contar Para Meus Filhos (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2011, 24 min

Dirigido por Tuca Siqueira

Sinopse:
Entre 1969 e 1979, 24 jovens mulheres estiveram presas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife (PE) porque lutavam por igualdade social e pela democracia em uma época em que o Brasil enfrentava uma ditadura militar. Passados 40 anos, o reencontro delas, que hoje moram em diferentes estados do país, traz de volta não apenas os laços de solidariedade que surgiram no presídio, mas também a lembrança de um Brasil que tentou calar vozes e violentar sonhos. Este é um filme-memória indispensável para quem acredita na força de um ideal e da consciência política de um povo. Para quem não duvida que o tempo e a distância são incapazes de abalar amizades verdadeiras. Uma história para jovens e adultos que deve se manter viva por gerações.

O Fim do Esquecimento (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2012, 54 min, Dirigido por Renato Tapajós

Sinopse: 
O filme procura personagens que participaram do Tribunal Tiradentes e outros que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos, para retomar a questão da Doutrina de Segurança Nacional, depois de três décadas. Investiga os resquícios daquela doutrina nos dias de hoje, aborda a tentativa das classes dominantes de, depois que os militares saíram do poder, promover o esquecimento dos graves fatos ocorridos durante a ditadura e constata que, finalmente, o esquecimento está sendo combatido por diversas instituições e pessoas, sobretudo pelos jovens.

Em Nome da Segurança Nacional (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2012, 45 min, Dirigido por Renato Tapajós

Sinopse:
O filme tem como eixo narrativo o Tribunal Tiradentes, organizado pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo em 1983. Dirigido por Renato Tapajós, o filme acrescenta às cenas do Tribunal diversos materiais, tanto de arquivo quanto ficcionais, e discute a Doutrina de Segurança Nacional, eixo ideológico da ditadura implantada pelo golpe de 1964, e o efeito que ela teve sobre diversos segmentos da sociedade brasileira.

30 Anos da Anistia (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2009, 17 min

Dirigido por Luiz Fernando Lobo

Sinopse:
O filme retrata a história da Ditadura Militar no Brasil, a luta do povo brasileiro pela liberdade, pela Anistia. Durante um período sombrio da história do Brasil, ouve-se um grito de esperança e justiça, o povo reivindicou seus direitos e conseguiu. Foram criadas a Lei da Anistia e a Comissão de Anistia, posteriormente.








A Mesa Vermelha (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2012, 78 min

Dirigido por Tuca Siqueira

Sinopse: 
Uma mesa vermelha é a palavra de 23 ex-presos políticos. No documentário, senhores jovens subversivos comentam sobre a convivência nos presídios masculinos pernambucanos durante o período militar. Da chegada ao cárcere, do afeto, da greve de fome, do papel dos coletivos dentro da cadeia. O sentimento de pertencimento é o que move este filme. Aos personagens, o pertencimento a uma geração e a história de um tempo sombrio narrada a partir de depoimentos, recordações e denúncias de ex-presos políticos que pelos porões de torturas do DOICODI e DOPS do Recife, além de longa temporada carcerária entre a ex-Casa de Detenção do Recife (hoje Casa da Cultura) e a ainda atual Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá – PE.

Eu Me Lembro (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2012, 96 min

Dirigido por Luiz Fernando Lobo

Sinopse: 
“Eu me Lembro” é um documentário sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e de entrevistas em 94 minutos.












Ainda Hoje Existem Perseguidos Políticos (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2012, 54 min

Dirigido pelo Coletivo Catarse

Sinopse:
O documentário tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições do Estado brasileiro. Apresenta também imagens do projeto que levou este debate para os mais variados públicos (quilombolas, universitário, LGBTT, assentados do MST, comunidades periféricas etc.) desenvolvido pela Acesso - Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Comissão de Anistia.

Se Um De Nós Se Cala... (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2013, 68 min

Dirigido por Célia Maria Alves e Vera Côrtes

Sinopse: 
Se um de nós se cala insere Goiás no contexto do golpe militar de 1964. A partir de relatos de anistiados que à época eram jovens estudantes e militantes políticos, o documentário resgata e revela os motivos pelos quais Goiás foi o único estado brasileiro que sofreu intervenção militar e como a ditadura foi cruel com os brasileiros e goianos que ousaram não se calar.







Os Advogados Contra a Ditadura: Por Uma Questão de Justiça (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2013, 130 min

Dirigido por Silvio Tendler

Sinopse: 
Com a instauração da ditadura militar através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos foi fundamental no confronto com a repressão, ameaças e todo tipo de restrições. Advogados contra a ditadura propõe uma profunda reflexão sobra a época em questão, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade.


Militares da Democracia: Os Militares que Disseram Não (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2013, 100 min

Dirigido por Silvio Tendler

Sinopse:
Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.


CONVERSANDO CINEMA


Sexta-Feira - 25/04 - 19h
Repare Bem (Maiores de 10 anos)
Documentário, Brasil/Holanda/Italia, 2012, 105 min

Dirigido por Maria de Medeiros


Sinopse:
Neste filme, vencedor do kikito de melhor filme no Festival de Gramado de 2013, a diretora Maria de Medeiros realiza o documentário sobre ditadura, por meio da história de três gerações de mulheres. As câmaras registraram em Roma e em Joure, no norte da Holanda, os testemunhos de Denise Crispim e de sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite. Apesar de longe do Brasil, suas palavras, que falam de exílio e de memória, levam nos a um mergulho profundo na história do Brasil, dos anos 70 até a atualidade. Denise já nasce clandestina em 1949. Seus pais, extremamente politizados, lutaram por uma vida mais justa e são por isso perseguidos por sucessivas ditaduras. Aos 20 anos, Denise torna-se companheira de um guerrilheiro, Eduardo Leite, morto no governo militar brasileiro. Ao fugir para o Chile, reencontra seus pais, também exilados. Lá, ao lado da filha Eduarda, Denise e a mãe vivem a repressão de Pinochet e se separam novamente, para viver na Europa.

Comentado por Natália de Souza Lisbôa e Francisco Lopes Gomes, professores do Departamento de Direito/UFOP.

Sábado - 26/04 - 19h 
Transamérica (Maiores de 14 anos)
Drama, E.U.A., 2005, 103 min

Dirigido por Duncan Tucker

Sinopse:
Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação que a transformará definitivamente numa mulher. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles.

Comentado por Paulo Antunes, Professor de Letras na Faculdade Santa Rita de Conselheiro Lafaiete.

Domingo - 27/04 - 19h
Terra em Transe (Maiores de 14 anos)
Drama, Brasil, 1967, 115 min

Dirigido por Glauber Rocha

Sinopse:
Paulo é um jornalista que tenta mudar a situação ao planejar a ascensão de um canditato supostamente oposicionista chamado Vieira e buscando o apoio do maior empresário do país para deter o avanço de uma multinacional estrangeira sobre o capital do país. Tudo começou bem; porém, problemas sociais e a corrupção arruinaram sua intenção.

Comentado por Guiomar de Grammont, professora do Departamento de Filosofia/UFOP

CINEMA ITINERANTE

Domingo - 27/04 
20h - 21 de Abril - O Céu Para O Condor
Documentário, Brasil, 2014

Sinopse:
Imagens e depoimentos sobre a cerimonia de comemoração do dia 21 de abril, dia de Tiradentes na Praça Tiradentes em Ouro Preto - MG. 



20:30h - O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Ferias (Maiores de 14 anos)
Drama, Brasil, 2006, 104min

Dirigido por Cao Hamburger

Sinopse:
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.


MOSTRA GRATUITA INFANTIL - 26 e 27 de ABRIL



Sábado - 26/04 - 16h
A Origem dos Guardiões (Livre)
Animação, E.U.A., 2012, 97 min

Dirigido por Peter Ramsey

Sinopse:
As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.

Domingo - 27/04 - 17h
Tinker Bell - O Segredo das Fadas (Livre)
Animação, E.U.A., 2012, 77 min

Dirigido por Peggy Holmes


Sinopse:

Tinker Bell, também conhecida como Sininho, é uma fada do verão que habita o Vale das Fadas. Curiosa e arteira, ela decide quebrar uma importante regra e vai parar no Bosque do Inverno. Lá, ela não pode voar porque está agasalhada e quando buscava entender a razão de suas asas terem um brilho especial, acaba conhecendo uma fada do inverno que tem o mesmo "poder". Com a ajuda do Guardião, um sábio local, elas descobrirão um importante segredo que mudará para sempre as suas vidas, mas também colocarão em risco o dia a dia de outros seres de toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário