quarta-feira, 16 de abril de 2014

MOSTRA GRATUITA SEMANA SANTA - DE 17 À 23 DE ABRIL





A Semana Santa, última semana da quaresma, que são 40 dias de preparação para a celebração do Mistério Pascal: Morte, Paixão e Ressureição de Cristo. A semana começa no Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão e se estende até o Domingo de Pascoa.

Em Ouro Preto, a Semana Santa é celebrada de maneira peculiar, pelo fato de ter duas matrizes, A Basílica de Nossa Senhora do Pilar e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, elas se revezam na realização da Semana Santa. Sua preparação começa a partir da Quarta-feira de Cinzas.

E no CINE VILA RICA, a Semana Santa será lembrada através da Mostra Gratuita Semana Santa, que começa nesta quinta-feira, 17, e trará oito filmes religiosos: Marcelino Pão e Vinho, o ganhador de 11 Oscar, Bem Hur, A Paixão de Cristo, O Rei dos Reis, Francisco de Assis, Os Dez Mandamentos, Quo Vadis, O Manto Sagrado.

A Paixão de Cristo (Maiores de 14 anos)
"The Passion Of The Christ", Drama, E.U.A., 2004, 127 min

Dirigido por Mel Gibson

Sinopse:
As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus um santo.

Ben-Hur (Maiores de 12 anos)
"Ben-Hur", Drama, E.U.A., 1954, 219 min

Dirigido por William Wyler

Sinopse:
Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.







São Francisco de Assis (Maiores de 10 anos)
"Francis of Assisi", Drama, E.U.A., 1961, 105 min

Dirigido por Michael Curtiz

Sinopse:
Drama religioso que narra a história de Francisco, que por ter nascido em Assis, na Itália, ficou conhecido como Francisco de Assis. Um jovem rico e filho de um grande comerciante de tecidos, Francisco aproveitou sua situação financeira e viveu entre amigos boêmios. Mas depois de se alistar no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, passa a ter revelações. Dedicado aos doentes e aos pobres, Franscisco usa seus bens para restaurar uma igreja e é deserdado pelo pai, entregando-se de vez à vida religiosa.






O Rei dos Reis (Livre)
"King Of Kings", Drama, E.U.A., 1961, 168 min

Dirigido por Nicholas Ray

Sinopse:
A vida de Cristo contada com rigor histórico. Da manjedoura em que nasceu na cidade de Belém para a adoração de milhares de fiéis espalhados pelo mundo, a vida de Jesus Cristo foi inegavelmente repleta de grandes acontecimentos.















Marcelino Pão e Vinho (Livre)
"Marcelino Pan y Vino", Drama, Espanha e Italia, 1955, 91 min

Dirigido por Ladislao Vajda


Sinopse:

"Marcelino Pão e Vinho", é um filme de um pequeno órfão que causa milagre. Quando bebê foi deixado na porta de um mosteiro e criado pelos monges. Marcelino é muito bem cuidado pelos monges, mas sempre sentiu falta de ter uma mãe. Um dia encontra um amigo especial no sótão proibido... Pendurado em uma cruz. Um amigo que retribuiu a bondade de Marcelino lhe concedendo um desejo do fundo de seu coração.


O Manto Sagrado (Maiores de 12 anos)
"The Robe", Drama, E.U.A., 1953, 135 min

Dirigido por Henry Koster


Sinopse:
Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

Os Dez Mandamentos (Livre)
"The Ten Commandments", Drama, E.U.A., 1956, 220 min

Dirigido por Cecil B. DeMille

Sinopse:
A épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.












Quo Vadis (Maiores de 12 anos)
"Quo Vadis", Drama, E.U.A., 1951, 171 min

Dirigido por Mervyn LeRoy

Sinopse:
Após três anos em campanha, o general Marcus Vinicius (Robert Taylor) retorna à Roma e encontra Lygia (Deborah Kerr), por quem se apaixona. Ela é uma cristã e não quer nenhum envolvimento com um guerreiro, mas apesar de ter sido criada como romana Lygia é a filha adotiva de um general aposentado e, teoricamente, uma refém de Roma. Marcus procura o imperador Nero (Peter Ustinov) para que ela lhe seja dada pelos serviços que ele fez. Lygia se ressente, mas de alguma forma se apaixona por Marcus. Enquanto isso as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes. Quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e a família dela. Nero captura os todos os cristãos e os atira aos leões, mas no final Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecerão.








MOSTRA INFANTIL GRATUITA 19 E 20 DE ABRIL


Sábado 19/04 - Universidade Monstros (Livre)
Animação, EUA, 2013, 104 min

Dirigido por Dan Scanlon

Sinopse:
Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.








Trailer:


Domingo 20/04 - Os Croods (Livre)
Animação, EUA, 2013, 98 min

Dirigido por Chris Sanders e Kirk di Micco

Sinopse:
Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.







Trailer:







Nenhum comentário:

Postar um comentário