terça-feira, 4 de novembro de 2014

COBERTURA MIC: Oficina de Pipa por Mariana Morais Campos


Aproveitando a semana da criança, a I Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto incluiu em sua programação atividades que atraem a criançada. Nesta quarta-feira (15/10) foi realizada a Oficina de Pipa com o oficineiro Denis Baldo.

Antes de colocar a mão na massa, ou melhor, no bambu,papel,cola e tesoura, as crianças assistiram “Território de Brincar”, um curta exibido no Cine Vila Rica  realizado pelos documentaristas Renata Meirelles e David Reeks em parceira com o Instituto Alana.O documentário mostra diferentes brincadeiras e brinquedos feitos por crianças de cultura e regiões diferentes do Brasil que, assim como a pipa, estão sendo esquecidos por grande parte das crianças que vivem, em sua maioria, no mundo eletrônico.

Após o curta,Denis Baldo ensina crianças a construirem suas próprias pipas como fazia na infância. “Partiu de mim porque eu queria resgatar essa brincadeira, hoje em dia a coisa ta muito no eletrônico,você compra pipa pronta, então fazer a coisa da base, toda arquitetura e o projeto, trabalha não só a imaginação mas  o plano do imaterial até chegar no material,você parte de uma vareta e uma folha que são separados e vai juntando até chegar numa pipa, parece uma coisa simplies mas por trás tem muita coisa.Essa ligação da pipa com a criança é interessante, talvez seja pela liberdade que a pipa proporciona, você solta a imaginação junto com a pipa, quando você segura a pipa no ar tem um pensamento seu que ta ali, a vontade de ta solto no ar”, ressalta.

Em uma roda alegre e descontraida várias criancas e alguns adultos fizeram suas pipas com o auxilio de Denis. Guilherme José de 12 anos ficou muito satisfeito com sua pipa  ”eu vim aprender coisa nova, porque  a maioria das crianças ficam só em casa jogando video game, brincadeira antiga é melhor pra gente”, afima.

Não só  o cinema mas as oficinas da I Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto atendem todo tipo de público, oferecendo  cultura e aprendizado para todos os visitantes que se interessam, modificando a rotina da cidade de uma maneira descontraida e interessante.
  

Mariana Morais Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário