quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

NOTA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CINE VILA RICA

Atendendo aos questionamentos de nossos usuários, viemos por meio deste esclarecer sobre o funcionamento do Cine Vila Rica e sua programação:

O Cine Vila Rica é uma instituição pública vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto e, portanto, também vinculada ao Ministério da Educação. Essa configuração particular confere ao nosso cinema um funcionamento diferente do de um cinema comercial padrão, tendo em vista que nossa arrecadação e dotação orçamentária estão diretamente ligadas aos cofres públicos.

Operando, então, como uma entidade educativo-cultural ligada ao Governo Federal e promotora de cultura em uma das cidades mais emblemáticas da arte no país, nosso compromisso é dialogar com as mais diversas vertentes cinematográficas e com todos os públicos que usufruem do Cine Vila Rica. Dessa forma, exibimos, muitas vezes gratuitamente, filmes de diversos viezes, de variadas regiões e que abordam diferentes temáticas.

De forma complementar, abarcamos, também, projetos de extensão da Ufop como o Cinema Itinerante, Conversando Cinema/Cine Clube e Cinema com  a Escola, e também mostras e festivais realizados em parceria com Cine Vila Rica, que permitem que esse compromisso como promotor de cultura regional seja cumprido.

Em relação aos lançamentos, enfrentamos alguns entraves no tocante às negociações com as distribuidoras de filmes comerciais. Por ser um órgão público, tais negociações passam por um processo mais burocrático e delicado devido às exigências administrativas feitas ao lidar com dinheiro público, o que, muitas vezes, pode atrasar a chegada de um lançamento ou até mesmo impossibilitá-lo de ser exibido em nossa sala.

Todavia, apesar das dificuldades criadas por esse vínculo, o que garante a existência do Cine Vila Rica em Ouro Preto é exatamente o aporte dado pelo Governo Federal.

Logo, cientes dessa realidade, deixamos claro o empenho em elaborar, seja através de mostras gratuitas, ou exibições comerciais, o melhor conteúdo possível, estreitando, assim, o laço entre você, espectador, e o Cine Vila Rica.

Atenciosamente,
A Equipe do Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário