quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cobertura MIC - Documentário “Pro Dia Nascer Feliz” por Anna Flávia Monteiro

No penúltimo dia da mostra, a proposta foi um mergulho no cenário da educação brasileira e sua projeção na vivência dos jovens. O documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim, foi a última sessão apresentada na terça-feira, 14, e colocou à mesa muito a ser debatido.

O segundo longa-metragem do diretor retrata a relação complexa do adolescente com a escola, registrando o cotidiano de regiões distintas do Brasil. Deparamo-nos com as limitações de uma área periférica de Pernambuco, uma situação crítica no Rio de Janeiro e quadros antagônicos em São Paulo, onde um lado se preocupa com a violência no local de estudo e o outro se deprime com a redução de cortejos por rapazes naquele ano por estar estudando demais. A gama de problemas se difere drasticamente em suas nuances, revelando-nos brechas de uma realidade mais problemática que o imaginado. As questões surgem de fontes diferentes em cada ponto do país, sendo que fazem ecoar um mesmo pedido – uma reforma profunda e cuidadosa na educação, e também na forma de pensar a juventude brasileira.


O convidado para o debate após o filme foi Hebert, professor de Departamento de Educação na UFOP. Ele apontou aspectos do documentário do ponto de vista pedagógico, tecendo teorias e compartilhando experiências que teve nos diversos setores da educação. Os presentes se envolveram e também dividiram suas histórias e impressões, já que a maioria, como contaram, se encontravam ou na posição de aluno ou de professor. A apresentação do documentário e o debate por ele estimulado propiciaram uma reflexão sobre a vasta possibilidade de fatores que são intrínsecos à vivência na e da escola e os elementos que acabam por definir o rumo de milhares de jovens.

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