quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cobertura MIC - Oficina “Fotografia – Técnica, arte e zoeira com a luz” por Anna Flávia Monteiro

“Vocês vão aprender a fazer uma câmera fotográfica hoje e é a coisa mais fácil do mundo”. Com essa promessa colorida, o estudante de Jornalismo Pablo Silva deu início às atividades do MIC na manhã de sábado, dia 11, com a oficina “Fotografia – técnica, arte e zoeira com a luz”, ministrada pelo futuro jornalista. Destinada para o público mirim, a oficina contou com a presença de várias crianças na sala 20 da Escola de Minas.

Pablo interagia com os alunos como se fosse um deles, animado com a oportunidade. “Vocês estão no quinto, sexto ano, certo? Eu estou no oitavo...período. Da faculdade.”, brincou ao se apresentar para a turma. Entre uma brincadeira e outra, Pablo falou sobre os elementos básicos da fotografia e da câmera, relembrou os tempos de câmera de filme e evidenciou a simplicidade por trás do processo de fotografar. Para os pequenos presentes na sala que não estivessem familiarizados, ele manuseou uma câmera analógica, presente de uma tia, e esclareceu sobre cada parte da máquina. “No final das contas, é só isso: uma caixa com um buraquinho”, finalizou.


Depois das devidas apresentações e explicações, foram distribuídos os materiais: caixas de fósforos, tesoura sem ponta, fita isolante, copos plásticos, tinta, pedaços de papel alumínio, pregador de roupa, régua, lápis, pincel e, por último, o filme fotográfico. As crianças foram instruídas a construírem suas câmeras pinhole, que poderiam ser utilizadas normalmente. A proposta foi mostrar que a fotografia pode ser feita com a mais simples ideia, do modo mais artesanal possível, estimulando a criação e o envolvimento com as possibilidades da arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário